Esboço do Projeto sugerido à
Sociedade dos Moradores da Vila Olímpica
Ações de Promoção à Educação e à Saúde
A Sociedade “Deverá manter em sua sede uma secção educativa
e recreativa para crianças de ambos os sexos, filhos de sócios” .
(Estatuto - Artigo 2º - parágrafo Único)
1- Introdução
A Sociedade dos Moradores da Vila Olímpica, fundada por promitentes compradores de apartamentos do Núcleo Residencial da CEE, em 6 de fevereiro de 1964, portanto, há 40 anos, é uma entidade civil de caráter associativo, recreativo, cultural e desportivo amadorista, com a finalidade de:
a) desenvolver os laços de amizade entre os associados, proporcionando-lhes, e às suas famílias, diversões e vida social de conformidade com o seu Estatuto;
b) desenvolver atividades culturais, recreativas e desportivas;
c) defender os interesses de seus associados e pugnar ( lutar ) por seus direitos;
d) desenvolver a ação administrativa do condomínio (n.grifo).
O quadro social da Sociedade é constituído por:
a) promitentes compradores ou proprietários de apartamento no núcleo residencial,
b) por qualquer pessoa física residente ou não no núcleo, desde que preencha as exigências previstas pelo Estatuto. Estes sócios são considerados “sócios
contribuintes” ( n. grifos).
c) por filhos de sócios com idade entre 17 e 21 anos.
O direito negado
a) Tomar parte em todas as atividades sociais da Sociedade.
b) Recorrer das decisões da Diretoria ao CD, e deste à AG, quando julgar seus direitos ou os interesses dos sócios prejudicados.
c) Solicitar a convocação da AG desde que consigo estejam inscritos no requerimento, um mínimo de dez sócios pertencentes às letra a) e b) do artigo 7o do Estatuto.
d) Apresentar sugestões ou críticas que visem beneficiar a Sociedade.
A comunidade da Vila Olímpica é formada por 152 famílias e, portanto, composta por homens e mulheres de todas as idades, com o direito a “diversão e vida social de conformidade com o Estatuto” ; com o direito de participar de atividades culturais, recreativas e desportivas, promovidas pela Sociedade. Enquanto isso, a entidade fica inativa e nossas crianças, adolescentes e idosos não têm local para recreação, apesar da grande área entre os prédios e salas disponíveis.
Devido à crescente violência urbana as famílias estão confinadas em suas residências, apesar de um dos objetivos da Sociedade ser o de “defender os interesses de seus associados e pugnar ( lutar ) por seus direitos”.
Inúmeros estudos mostram que a socialização é tão necessária para o desenvolvimento infantil quanto a nutrição, cuidados com a saúde e outros fatores que satisfazem as necessidades vitais da criança. Estes estudos indicam que "brincar exige concentração durante grande quantidade de tempo, desenvolve a iniciativa, a imaginação e o interesse. É o mais completo dos processos educativos pois influência o intelecto, o emocional e o corpo da criança". Mas, sobretudo, a criança tem oportunidade de desenvolver, enquanto brinca, a iniciativa, a autonomia o afeto, enriquecendo as interações sociais e, assim, exercer sua Cidadania.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde a adolescência compreende um período entre os 11 e 19 anos de idade, desencadeado por mudanças corporais e fisiológicas advindas da maturação fisiológica. Devido a todas transformações psicológicas, fisiológicas e sociais que ocorrem durante esta fase, é muito comum que os jovens mostrem comportamentos de risco, como fumar, usar drogas e/ou álcool, manter relações sexuais sem qualquer medida contraceptiva - quando não bem orientados. Para evitar tais práticas é importante envolver o adolescente para que ele participe da vida escolar, familiar e comunitária. Essa pode ser uma grande oportunidade para valorizá-lo, canalizando sua energia e incentivando sua iniciativa, mantendo-o longe da violência e de outras ameaças à sua integridade.
Para conseguir seu pleno desenvolvimento os adolescentes precisam de espaços onde possam conviver com seus amigos, reforçar sua aprendizagem, gastar sua energia, se divertir e exercitar a criatividade. No esporte, por exemplo, o adolescente aprende a atuar em equipe, a conhecer e a superar seus limites, a aceitar a derrota e a respeitar o próximo.
Antigamente, nas sociedades tradicionais, os velhos eram muito considerados, por serem sinônimo de lembranças e sabedoria. Atualmente o descaso e o desprezo os excluem da sociedade, que os julga improdutivos. É comum encontrar idosos abandonados e ignorados dentro da própria família. O envelhecimento é um processo fisiológico e não está necessariamente ligado à idade cronológica.
Uma velhice tranqüila é o somatório de tudo quanto beneficie o organismo, como por exemplo, exercícios físicos, alimentação saudável, espaço para lazer, bom relacionamento familiar, enfim, é preciso investir em uma melhor qualidade de vida para ter-se uma velhice sadia. Ao contrário do que se pensa os idosos podem e devem manter vida ativa e se envolverem em atividades culturais e cívicas.
Os efeitos da diminuição natural do desempenho dos idosos podem ser atenuados se forem desenvolvidos programas de atividades físicas e recreativas que visem a melhoria das capacidades motoras que apóiam a realização de sua vida cotidiana, dando ênfase na manutenção das aptidões físicas de principal importância no seu bem estar.
A sociedade não pode permitir que os idosos, que, por tanto tempo contribuíram para o seu avanço, sejam excluídos desse novo mundo que eles mesmos ajudaram a construir.
O certo é que a sociedade deve se adequar a esta população e proporcionar auxílio às modificações necessárias para que ela possa continuar com uma vida digna, atuando nas atividades que lhes forem agradáveis.
incapacidade ou descaso?
Acreditar que não existam pessoas capazes para montarem programas e atividades na Sociedade de Moradores na Vila Olímpica, entre mais de 150 famílias, é algo inconcebível. Portanto, o que se vê é o total descaso dos eleitos à presidência desta entidade nos últimos anos. Aliás, uma entidade instituída legalmente há 40 anos mas, atualmente, desconhecida por parte de muitos moradores. Além disso, pelo Estatuto o condomínio é apenas um departamento da Sociedade e não um organismo à parte.
A adolescência é uma espécie de preparação para assumir o papel de adulto. Se além da dificuldade de construir sua identidade, administrar emoções e entender as mudanças que acontecem com seu corpo, houver uma sobrecarga de necessidades fisiológicas e psicológicas, a adolescência pode se caracterizar como um processo de ruptura, inviabilizando a formação de um adulto saudável, equilibrado, consciente de seus direitos e deveres.
A educação sexual é fundamental para que os jovens possam falar sobre a sua sexualidade, sem preconceitos, superando os tabus. Importante também é a descoberta de outras formas de relacionamento afetivo que não as relações sexuais.
Cerca de 20% das crianças que nascem a cada ano no Brasil são filhas de adolescentes. Comparado à década de 70, três vezes mais garotas com menos de 15 anos engravidam hoje em dia. A maioria não tem condições financeiras nem emocionais para assumir essa maternidade. Acontece em todas as classes sociais embora a incidência seja maior e mais grave em populações mais carentes.
Para muitos jovens, a única opção de lazer é beber nos bares e namorar.
Oferecer alternativas de lazer e possibilidades de esporte, que resgatem o lado lúdico e recreativo, é também uma forma de prevenção para a gravidez indesejada e para o uso de drogas.
Os adolescentes e as crianças têm direito à informação, à cultura, ao lazer, aos esportes, às diversões, aos espetáculos e aos produtos e serviços que respeitem sua condição peculiar de pessoa em desenvolvimento, segundo o E.C.A. - Estatuto da Criança e do Adolescente. Portanto, é dever de todos – família, governo e sociedade - prevenir a ocorrência de ameaça ou violação desses direitos.
O Artigo 3º do Estatuto do Idoso versa sobre a “obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária”. (n. grifos).
No Parágrafo único desse Artigo, a garantia de prioridade compreende:
IV – viabilização de formas alternativas de participação, ocupação e convívio do idoso com as demais gerações.
Portanto, a Sociedade dos Moradores na Vila Olímpica, muito antes de serem criados o E.C.A e o Estatuto do Idoso, já vislumbrava essas garantias para seus associados:
· desenvolver os laços de amizade entre os associados, proporcionando-lhes, e às suas famílias, diversões e vida social de conformidade com o seu Estatuto;
· desenvolver atividades culturais, recreativas e desportivas;
· defender os interesses de seus associados e pugnar ( lutar ) por seus direitos;
· desenvolver a ação administrativa do condomínio.
►Está em tempo desses objetivos serem colocados em prática e se tornarem realidade!
3 - Ações (propostas) a serem implementadas
3.1 – Contemplando a Criança
A criança aprende pelo manuseio de materiais diversos, de cores, de tamanhos, de formas, de sons, de texturas, de resistências diferentes e de palavras. Com a riqueza do material lúdico e de sucata, reconhece, identifica as semelhanças e diferenças, abstrai, classifica, e simboliza. Cada uma dentro de seu ritmo, cada uma a sua maneira.
Nesse sentido, serão desenvolvidas algumas ações para oportunizar o aprendizado, o convívio interpessoal e o lazer infantil, bem como o convívio comunitário equacionando a questão de liberdade e de limites:
Ação 1- Hora do Conto
Objetivos:
Ouvir histórias vai permitir que a criança recrie, aprenda
as idéias centrais e secundárias, amplie seu vocabulário, capte o afetivo dos
personagens, conheça sua própria emotividade e desenvolva sua imaginação.
Ação 2 - Hora do Lúdico
Especialmente preparado para
oportunizar às crianças a autoria de
alguma “mensagem ou instalação” com as diversas formas dos materiais oferecidos
- respeitando as fases de desenvolvimento individual.
Objetivos:
Oportunizar o despertar das múltiplas inteligências das crianças e do
enriquecimento das interações sociais. Ao oferecer-se um espaço para que as crianças possam experimentar e escolher o
brinquedo, qualquer brinquedo, está-se
incentivando sua autonomia e capacidade crítica. Esse espaço propicia,
também, aprendizagens significativas, prazerosas e cooperativas, que
influenciarão nas interações sociais; na descoberta das múltiplas
inteligências; na aprendizagem dos limites básicos indispensáveis para o
convívio em grupo, desenvolvendo o senso da responsabilidade coletiva e do prazer de brincar, explorar, descobrir,
criar...
Ação 3 - Leitura e Desenho
Objetivos:
Estimular a imaginação, a criatividade e a reflexão - será lido um texto e a criança fará um desenho que mostre a sua interpretação do assunto.
Ação 4 - Ampliando horizontes
Caminhando pelas Praças da
Intercap (7 praças).
Construção de uma Agenda 21
(atividades culturais e de educação ambiental para o Século 21)
Objetivos:
Após cada caminhada haverá um momento
de reflexão e escuta, para que os participantes possam expressar sua vivência e conhecer a do colega,
numa troca de experiências.
Ação 5 - Atividade Física
Objetivos:
Brincadeiras organizadas, em grupo,
para um bom desenvolvimento físico, emocional, intelectual e social.
Incentivar o respeito e solidariedade.
Atuar em equipe, reconhecer e
superar seus limites, aceitar a derrota e respeitar o próximo.
3.2 – Contemplando o Adolescente
A adolescência é um período desenvolvimento para os jovens em todos os aspectos - físico, emocional, psicológico, social e espiritual. Essa é, de fato, a fase de mais rápido desenvolvimento humano, fora o período pré e neonatal. Porém é, também, um período perigoso, com várias tentações e desvios. Por isso, é importante envolver o adolescente para que ele participe da vida escolar, familiar e comunitária, e sinta-se bem na convivência em grupos.
Essa pode ser uma grande oportunidade para valorizá-lo por sua energia e iniciativa e mantê-lo longe da violência e de outras ameaças a seus direitos. A prática de esportes e do lazer é fundamental para um bom desenvolvimento físico, emocional, intelectual e social do adolescente.
No esporte, por exemplo, o adolescente aprende a atuar em equipe, a conhecer e a superar seus limites, a aceitar a derrota e a respeitar o próximo. Assim, algumas ações devem ser desenvolvidas para que o adolescente possa descobrir suas potencialidades e desenvolver seu conhecimento e talentos.
Talento e conhecimento caminham sempre juntos e um depende do outro. Quanto maior o talento mais fácil se torna o conhecimento. Quanto maior o conhecimento, mais se desenvolve o talento.
Ação 1- Hora da Leitura
No mundo globalizado em que
vivemos, onde a tecnologia suplantou o imaginário o adolescente se acha muito
mais interessado em jogos eletrônicos do que num bom livro.
Objetivos:
· Proporcionar aos adolescentes a
oportunidade de desenvolver o hábito da leitura, para que, assim, consiga
aprender e apreender melhor.
· Incentivar o hábito de procurar no
dicionário palavras desconhecidas.
· Mostrar que aprender a ler e a
interpretar textos é importante para escrever bem.
· Identificar as diferenças entre linguagem falada e escrita.
· Reconhecer que mesmo nas empresas cujos recursos humanos
necessitem de níveis de escolarização relativamente baixos, habilidades de leitura bem desenvolvidas tornam-se um
diferencial, na medida em que só o fato de conseguir compreender bem um manual
de instruções pode-se evitar a paralisação de uma máquina - ou por má
utilização, ou pela espera de um conserto que poderia ter sido facilmente
realizado pelo próprio funcionário, por
vezes, com um único comando.
· Estimular os adolescentes a questionarem, a levantarem
hipóteses, a argumentarem, a compararem o conteúdo dos textos com os de sua
vivência ajudando, assim, na construção de cidadãos autônomos e confiantes em
si mesmos.
· Mostrar que, através da leitura, a
pessoa pode vivenciar situações pelas quais jamais passou, o que
lhe possibilita ampliar seus horizontes e torna-la mais capaz de enfrentar situações novas. Ou seja, ao romper
com as barreiras da realidade, o indivíduo acumula experiências só vividas
imaginariamente, o que o torna mais crítico e mais criativo, pois começa a
reagir nas situações desagradáveis e a resolver seus próprios conflitos.
Ação 2 - Hora da Convivência
Conviver significa "viver
com". Conviver significa, também, comunicar, transmitir idéias, opiniões,
gostos, respeitar o outro naquilo que ele está comunicando.
Neste espaço - assistido - os
adolescentes poderão trocar idéias, experiências, e/ou jogarem Damas, Xadrez,
Moinho, o Jogo da Velha, Dominó, etc.
Objetivos
· Incentivar nos adolescentes atitudes
construtivas a partir dos
relacionamentos familiares e na
comunidade em que vivem.
· Incentivar a descoberta de que uma convivência harmoniosa é possível.
· Rever e formar o conceito de ética,
identificando atitudes antiéticas.
· Identificar elementos de
posicionamento ético frente a si mesmo e os demais.
· Conceituar: abuso e violência
doméstica/comunitária/social.
· Identificar os direitos e deveres que
cabem a cada um na convivência humana.
· Incentivar uma atitude respeitosa
e solidária para com as demais pessoas.
· Incentivar o respeito e solidariedade
para com os idosos;
· Abordar temas trazidos pelos
adolescentes referentes à convivência e projetos de vida pessoal e comunitária.
Ação 3 - Palestras com especialistas*
Assuntos:
· Mudanças no corpo
· Sexo e sexualidade
· Diferenças de gênero
· Doenças sexualmente transmissíveis
· Uso de drogas lícitas e ilícitas
· E outros, conforme interesse do grupo
(* Especialistas convidados)
Ação 4 - Oficinas
Objetivos
Desenvolver o potencial criativo
OBS.: A escolha do tema será feita pelos
interessados
Ação 5 - Atividade Física
Formação de times de futebol e vôlei, com vistas à realização de um campeonato.
Outras atividades, conforme
interesse do grupo.
3.3 - Contemplando os Idosos
O principal motivo de um Ser Humano querer mais tempo de vida é para que possa ter condições de alcançar suas metas pessoais: ver os filhos estabilizarem-se nos seus empregos e nas suas novas famílias e obterem sucesso e felicidade; ver os netos crescerem com saúde e com prosperidade, e aproveitarem os lucros do trabalho iniciado há décadas, são alguns exemplos.
Muitas vezes, entretanto, quando chega essa fase na vida, alguns idosos se afastam do convívio social, porque acreditam estarem “velhos demais”.
A maioria das mulheres viúvas, acostumada a se dedicar ao marido e filhos sente “o ninho vazio”. Essas mulheres pensam que não têm mais nada de produtivo a realizar, principalmente, se moram sozinhas. Outras, entretanto, continuam dedicando-se aos filhos já adultos e aos netos, esquecendo-se de si mesmas.
Para outras, ter uma vida mais participativa passou a ser um desafio, pois desconhecem suas potencialidades.
Muitos homens, ao se aposentarem, caem na depressão, porque acreditam que não têm mais nada a realizar. Já não podem executar tarefas a que eram acostumados, se sentindo inúteis. Por não serem compreendidos e apoiados, acomodam-se, esperando a morte.
Nesse contexto, a Sociedade tem o dever de promover atividades que atendam as necessidades, expectativas e anseios da terceira idade, na busca de uma melhor qualidade de vida.
Ação 1- Sentido de Pertencimento
Objetivos
· Mostrar aos idosos – através de
palestras – que, embora com o passar dos
anos haja uma diminuição natural das capacidades físicas, como agilidade,
flexibilidade, velocidade, coordenação, equilíbrio e força, isso não significa
o fim das atividades manuais, mentais e
intelectuais e, até mesmo, dos exercícios físicos.
· Incentivar o convívio do idoso com a
comunidade para que ele se sinta participante, com um projeto de vida de
significado pessoal e comunitário.
· Sensibilizar os idosos para que eles passem a lidar de modo criativo com as mudanças, os
desafios e os sentimentos de exclusão social, estimulando o uso de espaços do entorno para atividades
culturais e sociais,
· Contribuir para levá-los a desenvolver
um novo olhar para o mundo, congregando-os em torno de objetivos cognitivos,
sociais e afetivos.
· Incentivar os idosos a:
participarem das
ações propostas e também usar de sua criatividade para contribuir com novas;
ser voluntário em algumas ações como, por exemplo, na “Hora do Conto”,
“Hora do Lúdico”, e nas caminhadas com
as crianças;
integrar algumas ações que contemplam
os adolescentes;
participar do “Happy Hour de Idéias”.
Ação 2 - Laboratório Afetivo
Encontro com psicólogos - estagiários
universitários
Esta ação é específica para os
idosos.
Objetivos
·
Momento onde os idosos possam
expressar seus sentimentos e suas vivências – pode ser em grupo ou
individual.
Ação 3 - Exercício Físico
Porque fazer:
as modificações fisiológicas,
como, articulações e músculos menos flexíveis, o aumento do percentual de
gordura com a conseqüente diminuição de tônus muscular, acabam acarretando uma
série de problemas ao adulto idoso, como: prejuízo no equilíbrio (afetando a
própria mobilidade), diminuição da capacidade funcional, dores e agravamento de
patologias crônicas. O movimento corporal além de aumentar a oxigenação e a
circulação, facilita o fluxo energético nos diferentes níveis, favorecendo a assimilação
de medicamentos e alimentos como a eliminação de substâncias agressivas.
Uma atividade adequada para os
idosos é a caminhada. Ela tem sustentação de peso, é uma atividade de baixo
impacto e envolve um desgaste calórico continuado pelos vários grupamentos
musculares. Por ser uma atividade aeróbica, o volume de sangue ejetado pelo
coração aumenta, diminuindo a freqüência cardíaca. Há também um aumento da flexibilidade das
artérias e veias, facilitando a circulação sangüínea, evitando os depósitos de gordura
e afastando a possibilidade de hipertensão.
Objetivos
· Aumentar os níveis de auto-eficácia,
controle interno, melhoria nos padrões do sono, relaxamento muscular, entre outros.
· Despertar a consciência corporal na
busca de atividades saudáveis.
· Prazer e auto-expressão.
· Adquirir atitudes mais positivas e habilidade para lidar com as tensões
Assuntos*:
· Mudanças no corpo
· Sexo e sexualidade
· Diferenças de gênero
· Doenças sexualmente transmissíveis
· Uso de drogas lícitas e ilícitas
· E outros, conforme interesse do grupo
(* Especialistas convidados)
Ação 4 - Oficinas
Objetivos
Desenvolver o potencial criativo
OBS.: A escolha do tema será feita pelos
interessados
Ação 5 - Atividade Física
Formação de times de futebol e vôlei, com vistas à realização de um campeonato
Outras atividades, conforme
interesse do grupo.
Ao falarmos em acidentes domésticos, a primeira preocupação das pessoas é com as crianças. No entanto, os idosos também correm riscos dentro de casa. Quanto mais avançada for a idade, maior é a propensão de estar envolvido em acidentes desse tipo, pois o processo de envelhecimento impõe algumas limitações de caráter físico.
A maior parte dos acidentes com idosos acontece em casa - dentro da casa, nas escadas, no jardim ou pátio. Esses acidentes, mesmo os menos graves, podem debilitar a saúde do idoso, pois o organismo dele já não está preparado para recuperações tão rápidas quanto de pessoas de menor idade. Uma queda pode provocar, por exemplo, uma fratura de fêmur ou quadril. Essas fraturas podem exigir até que o idoso fique imobilizado na cama por um longo período.
Para evitar os acidentes, principalmente os domésticos, é preciso entender as dificuldades da velhice e suas limitações. Vários acidentes acontecem pelo uso incorreto de facas de cozinha, causando ferimentos; uso incorreto de produtos inflamáveis, causando queimaduras; quedas de bancos ou cadeiras; andar sobre pavimentos molhados, úmidos ou com cera; andar sobre tapetes sem superfície antiderrapante; andar somente de meias, usar chinelos ou sapatos muito soltos; mobília instável; gavetas abertas; objetos deixados no caminho, principalmente entre o quarto e o banheiro; má iluminação; escadas com degraus de tamanhos diferentes; fios elétricos ou de telefone deixados no chão; soleiras das portas não niveladas com o chão; e banheira ou chuveiro sem barras de apoio ou tapete antiderrapante e/ou outras causas.
Assim, é importante que todos - crianças, adolescentes, adultos jovens e idosos - sejam esclarecidos sobre vários aspectos, a fim de prevenir ocorrências desse tipo.
O envelhecimento é um processo biológico natural e inevitável que reflete a história de vida de cada pessoa. A evolução natural do ser humano passa pelo nascimento, desenvolvimento seqüenciado até o envelhecimento e, por fim, a morte. A solução para uma velhice saudável está na medicina preventiva e na manutenção da máxima capacidade funcional do indivíduo.
O convívio entre os adolescentes e os idosos é necessário, para que os jovens conheçam a problemática da terceira idade e desenvolvam formas de ajuda-los e também aprender com eles.
Nos primeiros meses do bebê mães e pais esmeram-se no preparo da alimentação do filho, preocupando-se se ela é adequada para o seu desenvolvimento físico saudável. Entretanto, na maioria das vezes, quando esses pais envelhecem, não buscam orientação alimentar, a não ser quando adoecem ou apresentam alterações nos seus exames laboratoriais. Os filhos e netos devem estar atentos, pois muitas coisas mudam no organismo do idoso. A mastigação se torna mais difícil, a produção de secreções digestivas diminui, a fisiologia fica mais lenta e a absorção mais comprometida. O hábito intestinal também tende a se modificar, sendo a constipação uma decorrência do sedentarismo. Não adianta apenas dar-lhes remédios e suplementos, é preciso uma alimentação orientada que lhes forneça os nutrientes necessários.
E carinho.
Palestras sobre saúde física e mental, como também as posturas diante das crises para evitar tensões tornam-se ações que devem envolver a todos .
Outros temas podem interessar apenas aos pais, como, por exemplo, o conhecimento sobre os diferentes tipos de drogas - lícitas e ilícitas - e seus efeitos no comportamento dos filhos, tais como a violência e a indisciplina – que também podem se instalar mesmo na ausência do uso de drogas.
Ação 1 - Palestras com profissionais
multidisciplinares *
Público alvo: Adolescentes, adultos e idosos
Saúde alimentar na família
Exercício físico e suas vantagens
para uma vida saudável
Inter-relações familiares
Acidentes domésticos
Violência Doméstica
outros temas, de interesse dos
sócios
Objetivos
Aumentar o nível e número de informações para ampliar o saber
(Especialistas convidados*)
Ação 2 - Terapia
Ocupacional para Mulheres
Realização de trabalhos manuais como bordado, crochê, pintura,
artesanatos em geral, leitura e troca de idéias, e outros.
Objetivos
· Agrupar mulheres
adolescentes, da terceira idade e donas de casa.
· Intensificar a
convivência das mulheres mais jovens àquelas que já entraram na terceira idade.
· Incentivar as
mulheres, idosas ou não, a praticarem de alguma atividade criativa,
pois se sentirão mais aptas a encarar a
velhice de forma tranqüila e saudável.
· Desenvolver a
habilidade manual, criatividade e o gosto pela leitura e pela autoria.
· A realização
quinzenal de uma Feira para a venda dos produtos.
Ação 3 - Palestras com profissionais
multidisciplinares *
Público alvo: pais
ou futuros pais.
Objetivo principal
· Possibilitar aos pais a discussão de
valores, no sentido de formar cidadãos (seus filhos) ativos que possam ser
atuantes na questão de seus direitos e deveres, utilizando novos espaços de
modo a desenvolver uma cidadania crítica e consciente.
A temática visa:
1. Informar os casais sobre os diferentes
tipos de drogas - lícitas e ilícitas - e seus efeitos no comportamento dos
filhos. Serão levantados problemas sobre violência e indisciplina, gerados pelo uso e abuso de drogas - ou sem o
uso de drogas.
2. Levar os participantes a uma reflexão
significativa sobre as inter-relações no ambiente familiar, procurando
ressaltar a importância da tolerância, da disciplina, dos limites, do respeito
ao próximo e do comprometimento com o bem-estar da família e da comunidade.
3. Trabalhar a compreensão de determinadas
posturas, enfatizando o valor do indivíduo no conjunto de ações que fazem parte
do comportamento do grupo: familiar ou não.
( * Especialistas convidados)
Ação 4 - Musicoterapia
Esta ação é extensiva às
crianças, aos adolescentes e aos adultos em geral
É uma técnica em que o emprego da
música tem finalidades terapêuticas. Pode ser passiva ou ativa. Na passiva as pessoas escutam sons e melodias
previamente selecionadas, de acordo com o objetivo. Na ativa, é o indivíduo
quem produz o som.
Objetivos
· Liberação de
conteúdos/emoções reprimidos.
· Substituição de
pensamentos/sentimentos angustiantes por outros mais satisfatórios.
· Desenvolvimento da capacidade de
relacionamento e comunicação.
· Desenvolvimento da
capacidade de lidar com seus problemas, sejam
estes provenientes da enfermidade ou não.
· Desenvolvimento do
auto-conhecimento.
Ação 5 - “Happy Hour de Idéias”.
Público alvo: sócios adultos
Objetivo principal
· Mudança de uma lógica de
individualismo e exclusão para uma lógica de inclusão e participação.
Os encontros visam:
Confraternização entre os sócios
com a finalidade de estreitar laços de boa convivência e/ou amizade.
Troca de informações,
experiências e sugestões, visando uma gestão compartilhada, onde todos terão
participação e voz ativa na tomada de decisões.
4 - Operacionalidade
Algumas ações devem ser tomadas, de imediato, para a implantação deste projeto, tais como:
1. Cadastrar todos os sócios
2. Criação dos Departamentos: Social, Esportivo, Cultural e de Relações Públicas e seus regimentos internos - conforme determina o Estatuo da Sociedade.
3. Divulgar o trabalho a ser realizado, incentivando a participação e o comprometimento dos sócios.
4. Promover encontros entre os associados para oportunizar sugestões.
5. Criar, em conjunto, as agendas das Ações propostas.
6. Organizar a estrutura dos Grupos.
7. Dividir as tarefas.
8. Iniciar o trabalho.
9. Buscar parcerias: convênios, patrocínio, etc.
5 – Conclusão
É no espaço familiar que as crianças experimentam as primeiras identificações e se apropriam de um modelo de família. É no núcleo familiar e na comunidade que a criança e o adolescente têm as apreensões dos valores familiares e das normas de convivência sociais. Família e comunidade devem estar preparadas para dar suporte ao desenvolvimento físico, mental, social e emocional dessas pessoas ainda em formação.
Um aspecto frágil das relações familiares é verificado na dificuldade de comunicação entre os adolescentes e seus pais. Uma dificuldade que se acentua nesses tempos modernos são as questões relacionadas à sexualidade, violência e drogas, já que elas mobilizam os recursos emocionais de toda a família.
No trato de assuntos sobre a sexualidade os adolescentes quase sempre recorrem aos irmãos mais velhos e outros parentes próximos. Os amigos mais experientes também são freqüentemente procurados, mas as explicações descambam para vulgarizações que deixam sérias dúvidas sobre a validade do conteúdo e a seriedade do diálogo.
Outra dificuldade de muitos pais é a de perceber o grau de desenvolvimento dos filhos e, com isso, o estabelecimento de limites fica seriamente prejudicado. Um limite extremamente rígido ou extremamente frouxo prejudica o desenvolvimento sócio-emocional das crianças e dos adolescentes.
Ao propormos Ações de Promoção à Educação, à Saúde e à Cidadania, a iniciar pelas crianças e adolescentes, e também contemplando os idosos, estamos compartilhando os desafios colocados às sociedades contemporâneas: que cada indivíduo se torne um agente social.
Contudo, para que essa disposição gere ações verdadeiramente profícuas precisamos, desde já, deixar de olhar os adolescentes com os estereótipos desqualificadores (preguiçosos, ou violentos, ou drogados, etc.) e passarmos a vê-los como parte da solução.
Cuidar de nossas crianças e adolescentes significa abrir espaços de ação criativa e transformadora da realidade social, pois eles são o futuro do Brasil, do Mundo!
Cuidar de nossos idosos é cuidar de uma parte de nós mesmos.
Idealizado por
Maria Marli Heck
Pedagoga e professora de inglês
Planejado e Elaborado por
Leni Beatriz Schmitz
Maio/2004
URL del blog:
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http://projetoeducaremcondominios.blogspot.com.br
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Nombre del blog:
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Projeto Educar em Condomínios
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IBSN:
|
88-123-02-987
|
License.
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